Acesso para Médicos | Resultados de Exames


Punção Aspirativa por agulha fina

Punção aspirativa por Agulha Fina (PAAF) é um procedimento médico que consiste na retirada de células de um órgão, por aspiração através de uma Agulha Fina. É um procedimento seguro, muitas vezes evitando biópsias cirúrgicas maiores (excicionais ou abertas). Geralmente é utilizado para diagnóstico de lesões em linfonodos, tireóide ou mama, etc.

A técnica em geral é efetuada com auxílio da ultrassonografia para a localização exata da lesão na qual se introduzirá uma agulha fina, acoplada a uma pistola a vácuo, que permite a aspiração das células para o exame citopatológico. Nódulos palpáveis expressivos podem dispensar o auxílio da ultrassonografia.

É um exame rápido e pouco doloroso, não necessitando de anestesia, ou de qualquer preparo anterior, como jejum, por exemplo.

  • Vantagens

    A prática da PAAF traz claramente vantagens a pacientes e médicos: é relativamente indolor, com trauma mínimo, produz resultados rápidos e é barata. Pode ser realizada a nível ambulatorial não necessitando de preparo ou repouso.

    Complicações são extremamente raras e em geral associadas a PAAF de estruturas profundas intra-abdominais ou torácicas. Em PAAF de lesões superficiais, limita-se a hematoma local.


  • Breve Histórico

    Os primeiros relatos ocorreram em 1925-26 nos Estados Unidos, onde se destacaram os cirurgiões Hayes Martin e Bradley Coley, além do Técnico Edward Ellis, que realizaram Punções Aspirativas em larga escala de tumores em vários órgãos. Não houve, porém investimentos nesta técnica que chegassem a deixar novos seguidores no país. Foi na Europa, especificamente na Suécia, durante os anos 40 e 50, que surgiu uma nova escola de punção aspirativa, através do hematologista Paul Lopes-Cardozo e o internista sueco Nils Söderström. A Invenção da pistola de punção pelo sueco Sixten Franzén popularizou seu método, cujo principal objetivo era obter um diagnóstico rápido e com trauma mínimo ao paciente.

    Com a assistência de seus colegas, o urologista ESPOSTI e o patologista Torsten Löwhagen patentearam a trajetória da punção por agulha fina. Desde então o Karolinska Medical Hospital em Estocolmo - Suécia vem sendo a referência mundial em Biópsia Aspirativa por Agulha Fina.

    No Thellab o procedimento de Punção e a Análise Citológica são realizados por profissional treinado no Karolinska Hospital, diretamente supervisionado pelos Drs. Torsten Löwhagen, Lambert Skoog e Ednéia Tani.


  • Como Agendar

    Para agendar seu procedimento é necessário comparecer ao Laboratório munido do pedido médico e documento de identificação.

    ATENÇÃO! Não agendamos este procedimento por telefone.

Voltar a página anterior




© 2012 - Tesalab - Todos os direitos reservados.